Centro de Formação Ordem de Santiago

• Ecrã completo
  • Ecrã largo
  • Ecrã estreito
  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte

Capa Catalogo13-14

Clique na imagem para consultar o catálogo

Plano de Formação 2013/14 – 1ª fase

A Comissão Pedagógica do CF-OS aprovou um cronograma geral de atividades, determinando a criação de duas fases de oferta formativa, para o corrente ano letivo. A primeira fase decorre entre outubro e fevereiro e a segunda fase, entre março e julho.

O plano que se apresenta de seguida, irá decorrer até finais de fevereiro. Nessa altura será divulgado o novo plano a realizar entre março e julho.

O conjunto de ações que se apresentam em divulgação, resultam de solicitações colhidas junto das escolas associadas do CF-OS, durante o ano transato e o início deste ano. Parte das ações não puderam ser concretizadas no ano letivo anterior, dada a necessidade de se prepararem as logísticas adequadas para a sua realização, mantendo-se a sua divulgação sempre que, e só nesses casos, se mantenha a pertinência do tema.

O plano integra ações em diversas modalidades (cursos, oficinas de formação) e em diversos formatos: ações de iniciativa de escola; temáticas propostas pelas direções das escolas; iniciativas formativas decorrentes de protocolos existentes com entidades parceiras do centro/escolas e; ações diversificadas dirigidas aos vários públicos alvo de diferentes grupos de recrutamento, preparadas e apresentadas pelo CF-OS.

Permanecendo a situação de ausência de financiamento da formação continua de professores, por parte do Ministério da Educação, o CF-OS tem procurado iniciativas de parcerias e diversos modelos de colaboração, para que a formação continua dos profissionais de educação  continue a desenvolver-se, relevando aqui salientar o agradecimento publico pelas disponibilidades apresentadas por muitos nossos colegas professores e entidades nossas parceiras, alimentadoras de novos projetos e intervenções nas escolas.

Na análise do plano que se apresenta em seguida, todas as ações apresentam um valor de custo de comparticipação, embora com valores muito diferentes, em cada situação. Existem ações em que não existem custos com formadores, resultantes   de colaborações diretas de colegas professores certificados como formadores, ou resultantes de parcerias realizadas com o centro, ou ainda, em outras situações similares. Nestes casos, os custos de comparticipação dos participantes/formandos é mínimo, na garantia de sustentação dos custos diretos relacionado com a ação e de funcionamento geral de apoio do centro de formação. Nos casos em que há lugar ao pagamento de formadores, os valores de comparticipação dos participantes/formandos são mais elevados. Na ficha detalhada de caracterização de cada ação estão inscritos esses valores.

Na construção do plano de formação, o Centro procurou construir uma oferta formativa equilibrada, quer na diversidade de temas e grupos de recrutamento alvo, quer na proporção de ações com diferentes custos para os participantes, integrando projetos prioritários indicados pelas escolas.

Solicita-se a todos os colegas a leitura atenta da ficha de divulgação de cada ação, bem como as instruções para a realização das respetivas inscrições, atendendo às especificidades de cada ação proposta.

De igual modo, solicita-se a maior atenção para a leitura dos critérios gerais e específicos de seleção e seriação dos candidatos às ações, bem como do publico alvo das diferentes ações.

O período de inscrições decorre entre 30 de outubro e 11 de novembro.

Simultaneamente a esta divulgação, o CF-OS está a trabalhar na construção de outras ofertas formativas especificas, das quais daremos noticia de possível concretização, logo que concluídas.

Para esclarecimentos acrescidos sobre o plano em divulgação, deverá contactar o secretariado do centro, contactando diretamente ou, através dos seguintes meios:

Telefone: 265539990

Setúbal, 30 de outubro de 2013-10-30

O Diretor do CF-OS
António Canhão

Formulários de Inscrição

Está aqui: Formação Formação Docentes Plano de Formação 2013-2014 - 1ª Fase - Docente